Pages

AUXILIAR ADMINISTRATIVO DE PROJETO, Nampula, Mozambique

Background
1. O Governo brasileiro tem buscado contribuir para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano de países do continente africano. Esta cooperação é baseada no importante acervo de conhecimentos técnicos e soluções que podem ser aplicados de imediato em países com problemas semelhantes. A estratégia maior de cooperação técnica prestada pelo Brasil, que não é assistencialista, não tem fins lucrativos e não é condicionada (tied-aid) a ações comerciais e nem a temas políticos, está centrada no fortalecimento institucional dos parceiros, condição fundamental para que a transferência e a absorção dos conhecimentos sejam rápidas e efetivas.

2. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com o apoio do PNUD Brasil, vem promovendo uma série de ações que vêm sendo implementadas com vistas a aperfeiçoar a cooperação horizontal prestada pelo Brasil em países em desenvolvimento da América Latina e Caribe, Ásia e África, incluindo Moçambique. Para a implementação de novas atividades e alcance dos resultados, o PNUD –Brasil conta com o apoio do PNUD-Moçambique.

3. A orientação que o Governo brasileiro imprime às suas ações pauta-se pelo princípio de que a essência do espírito da cooperação técnica é buscar acelerar o desenvolvimento socioeconômico dos parceiros, compartilhando experiências bem sucedidas e técnicas disponíveis.

4. A presente contratação de assistente de projeto insere-se no âmbito da implementação do Projeto “Melhoria da Capacidade de Pesquisa e Transferência de Tecnologia do Corredor de Nacala, em Moçambique (ProSAVANA-PI)”, uma ação de cooperação triangular entre o Ministério da Agricultura de Moçambique (MINAG), a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a ABC. Seus principais objetivos são: i) construir e consolidar uma base de conhecimentos sobre os recursos naturais disponíveis para uso agrícola e seus usos sustentáveis; ii) fortalecer e consolidar a infra-estrutura física e institucional do aparato de pesquisa regional; iii) estabelecer um modelo regional de planejamento participativo  no âmbito da agricultura familiar; iv) estabelecer um modelo de gestão dos recursos humanos visando a ampliação dos quadros técnicos do IIAM,  incluindo  a capacitação e  o  treinamento e pessoal; e v) promover ações  de comunicação para uma rápida disseminação junto aos agricultores das tecnologias recomendadas.

5. Com base nestes objetivos, o projeto desenvolve estudos, testes de observação e validação, levantamentos de dados de solo, clima, hidrografia, dentre outras atividades, com vistas ao desenvolvimento agrícola e rural da região do Corredor de Nacala em Moçambique, com a finalidade de melhorar a competitividade do setor.

Duties and Responsibilities
O objetivo da contratação é apoiar o gerenciamento financeiro-administrativo das atividades do projeto “Melhoria da Capacidade de Pesquisa e Transferência de Tecnologia do Corredor de Nacala, em Moçambique (ProSAVANA-PI)”, sob a coordenação de representante técnico da Embrapa na cidade de Nampula, Moçambique.
Atividade 1: Apoiar a busca de informações para a elaboração dos planos de trabalho anuais e a entrega dos produtos previstos.

Atividade 2: Apoiar administrativamente a execução do Plano Operativo Anual.

Atividade 3:  Apoiar na organização e disponibilização de instrumentos utilizados na prática de campo.

Atividade 4: Apoiar a elaboração dos planos de aquisição de materiais e contratações.

Atividade 5: Apoiar a elaboração de Termos de Referência (TOR) e editais para a contratação de serviços e licitações de compras no âmbito do projeto.

Atividade 6: Apoiar o representante técnico da Embrapa na elaboração e manutenção atualizada do calendário de viagens (missões) trimestrais e apoiar a logística de realização de missões de pessoal da Embrapa em Moçambique.

Atividade 7: Elaborar e manter atualizada a planilha com execução orçamentária total e trimestral do projeto por componente e categoria (viagens, materiais, consultorias, etc.).

Atividade 8: Organizar e manter os arquivos eletrônicos e em papel referentes ao projeto (lista de contatos, diagnósticos, relatórios técnicos e de viagem, produtos).

Competencies
Competências funcionais:

Desenvolvimento e Eficácia Operacional
  • Habilidade para manter informações e bases de dados
  • Analisar informações gerais e selecionar os materiais
  • Habilidade para analisar dados, identificar e ajustar as discrepâncias.
  • Capacidade analítica de resolução de problemas e análise de números.
  • Capacidade de produzir registros precisos e bem documentados em conformidade com o padrão exigido.
  • Habilidade para lidar com um grande volume de trabalho possivelmente sob restrições de tempo.

    Gestão de conhecimento e aprendizagem
  • Habilidade em compartilhar conhecimento e experiência
  • Capacidade de trabalhar ativamente para promover continuidade na aprendizagem pessoal e na aplicação de habilidades recém-adquiridas
  • Habilidade e conhecimentos fundamentais de processos, métodos e procedimentos;
  • Compreender os principais processos e métodos de trabalho, políticas e procedimentos organizacionais relativos à posição e aplicá-los de forma consistente com as tarefas de trabalho
  • Demonstrar bom conhecimento de tecnologia da informação e aplicá-lo no trabalho
  • Promover a aprendizagem organizacional e o compartilhamento de conhecimentos

    Promoção de mudanças e desenvolvimento organizacional
  • Habilidade de apresentar informações sobre as melhores práticas de mudança organizacional
  • Habilidade para identificar problemas, manejar e gerir conflitos, bem como propor soluções

    Liderança e Auto- Gestão
  • Demonstrar autodesenvolvimento e a tomada de iniciativa;
  • Capacidade de atuar como integrante de uma equipe e facilitador do trabalho em equipe e incentivar a comunicação eficaz
  • Criar ambiente sinergético através da autocontrole
  • Habilidade para coletar dados e implementar sistemas de gestão
  • Habilidade para utilizar informações / dados / outros sistemas de gestão
  • Habilidade para elaborar relatórios para clientes internos e externos adequadamente
  • Capacidade de organizar e priorizar agenda de trabalho para atender às necessidades e os prazos

    Competências Corporativas:
  • Demonstrar comprometimento com a missão, visão e valores do PNUD
  • Demonstrar sensibilidade e capacidade de trabalhar com diversidade cultural, de gênero, religiosa, raça ou nacionalidade.

Required Skills and Experience
Requisitos Obrigatórios:
Orientamos que todas as atividades, experiências e qualificações acadêmicas sejam descritadas detalhadamento ao longo do preenchimento do formulário de candidatura: Personal History Form- PHF/P11.
Educação:
- Nível médio.
Experiência:
- Experiência em apoio administrativo e/ou financeiro
Conhecimentos:
- Conhecimentos sobre a utilização de Internet e Pacote Office.
- Fluência verbal e escrita da Língua Portuguesa.
IMPORTANTE:
Nacionalidade moçambicana ou autorização legal para trabalhar em Moçambique.
Requisitos Desejáveis
- Experiência em trabalho na área de investigação agrária.
- Conhecimento em ciências agrárias e organização do sistema de investigação agrária de Moçambique.
- Conhecimento intermediário de inglês.
- Conhecimento sobre a utilização de Sigma Plot.
- Conhecimento sobre busca bibliográfica e capacidade de organização de revisões bibliográficas.
Tais documentações deverão ser citadas explicitamente no formulário P11.
Importante:

- PNUD dá oportunidades iguais a todos os candidatos e incentiva particularmente mulheres a se candidatarem.

Apresentação de candidaturas:

Apenas as candidaturas feitas no formulário Personal History Form (PHF) / P11 do PNUD enviados dentro do prazo, serão examinadas. Não serão emitidos recibos individuais devido ao volume de candidaturas.

UNDP is committed to achieving workforce diversity in terms of gender, nationality and culture. Individuals from minority groups, indigenous groups and persons with disabilities are equally encouraged to apply. All applications will be treated with the strictest confidence.

Popular Posts